2
Photobucket
Olhe atentamente a imagem e diga em qual sentido a bailarina esta rodando, ou seja, ela esta rodando no sentido horário ou anti-horário?


Alguns responderão que ela esta girando em sentido horário e outros que ela gira em sentido anti-horário.

Uma dica para enxergá-la girando para o outro sentido é tampar a bailarina e prestar atenção somente na sombra dela. Tente fazer com que a sombra mude a direção do giro, após conseguir isso, destampe a imagem.

Essa ilusão foi criada pelo web designer Nobuyuki Kayahara e uma das explicações para esse efeito de ambiguidade no movimento é comentado na citação abaixo:

"Se o pé que toca o chão é percebido como o pé esquerdo, a dançarina parece estar girando no sentido horário (se visto de cima) e, se ele é considerado o pé direito, então ela parece girar no sentido anti-horário."






O segredo para se conseguir ver a bailarina rodar, sem dificuldade, para ambos os sentidos, basta a inclusão dos dados visuais que faltam na imagem, para que assim se possa determinar, sem qualquer sombra de dúvida, a profundidade na representação do seu corpo e eliminar a ambiguidade que produz o efeito da ilusão de ótica.

No vídeo abaixo é possível comprovar isso:




Um “mito” que os e-mails divulgam é que a direção que você vê a bailarina tem a ver com o lado do cérebro que você usa mais: o hemisfério esquerdo ou direito. Se for o esquerdo, você é uma pessoa mais lógica, que gosta mais de matemática e ciência, conhecimento, é baseado na realidade, estratégico, prático e seguro. Já se você usa mais o direito, você é mais sentimental, imaginativo, gosta mais de símbolos e imagens, é crente, baseado em fantasia, impetuoso e assume riscos.

Porém, isso tudo é muito “nebuloso”. Ou seja, não é comprovado cientificamente. Primeiro, realmente algumas aéreas do cérebro são associadas com certas características de personalidade, e existem estudos que tentam relacionar nossas atitudes com aéreas mais ativas do nosso cérebro, mas isso não é “preto no branco”,ou seja, não é porque você vê uma imagem girando à direita que usa mais o lado direito do cérebro e é tudo aquilo descrito ali em cima.

E você, para qual lado viu a bailarina girar???



Postar um comentário Blogger

  1. AAAAAH AMEI, SEMPRE VIA ESSA BAILARINA E NÃO SABIA COMO ELA MUDAVA DE LADO

    ResponderExcluir
  2. Eu consigo ver os 2 lado mais vejo principalmente girar para a esquerda mais meus amigos as vê com o lado direito, mais posso muda-la de lado ao piscar meus olhos.

    ResponderExcluir

 
Top