0
Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".




Alguns exemplos de paradoxos:

Paradoxo do controle: O homem nunca pode estar livre de controle já que ser livre de controle é ser controlado por si mesmo.

Paradoxo da exceção: "toda regra tem uma exceção". Se considerarmos isso uma regra, então ela deve ter uma exceção. Se ela tem exceção então haverá regra sem exceção.

Paradoxo oposto: "Dá para ter certeza sobre tudo". Dá para ter certeza também que esta afirmação está errada, então não dá para ter certeza sobre tudo. "Não dá para ter certeza sobre nada". Nem mesmo ter certeza se esta frase está certa, então dá para ter certeza sobre algo. Assim, os paradoxos opostos demonstram que sobre algumas coisas dá para se ter certeza e que outras não se dá. Obs.: este paradoxo oposto é aplicável para alguns outros.

Paradoxo do Pinóquio: Seria impossível o personagem Pinóquio dizer: meu nariz vai crescer agora..


Agora um paradoxo que lhe ajudará a solucionar o enigma mais a frente: 

Essa afirmativa é falsa.




Pense um pouco sobre tal afirmação e agora responda esse enigma:

Você foi parar em uma ilha após um naufrago. Essa ilha era habitada apenas por índios e eles não gostavam de visitantes. Entre os índios havia um pajé que conseguia saber se uma pessoa estava mentindo ou dizendo a verdade. Eles te prenderam e disseram que iriam te matar, mas te dariam um chance de sobreviver. Você deveria lhes contar algo: se fosse verdade você morreria enforcado,porém se fosse mentira você morreria queimado. O que você diria para sobreviver? 


Fonte de auxilio: Wikipédia
Fonte da imagem: Desideratto

Postar um comentário Blogger

 
Top